O mundo está cheio de mulheres puérperas. Mais do que nunca, neste contexto de pandemia e pós-parto na atualidade, essas mulheres precisam de apoio. Por outro lado, as famílias estão cada vez menos disponíveis para ser rede de apoio.
O número de profissionais que trabalham com pós-parto vem crescendo, porém a grande maioria não se sente preparada para lidar com as reais necessidades da mulher.
O puerpério traz uma demanda muito específica da mulher. E a maioria dos cursos e formações disponíveis no mercado não te preparam para trabalhar de forma acolhedora, de maneira que faça diferença na vida da puérpera e de suas famílias.
Conheça as mulheres à frente dessa experiência transformadora
Aline França
Doula apaixonada pelo pós-parto, mãe de 3 meninas.
Seu trabalho é acolher e apoiar mães, informando e promovendo a autonomia, para que tomem decisões conscientes, e se sintam amparadas e respeitadas em seu maternar.
Na sua formação, já fez mais de 20 cursos, que vão desde a doulagem, psicologia do puerpério, laserterapia, dança terapêutica para mães e bebês, até empreendedorismo feminino.
Hoje atua como doula pós-parto, consultora em amamentação e artista gestacional. Acredita que, promovendo acolhimento e apoio a novas mães, pode mudar o mundo um pouquinho de cada vez. E desde 2019 dá aulas da atuação da doula no pós-parto em cursos de formação de doulas.
Ministra, ainda, cursos de arte gestacional e chá de bênçãos, onde já formou 23 turmas, e mais de 100 alunas.
Camila Barros
Psicóloga clínica, ativista pela saúde mental da mulher.
Foi pesquisadora boa parte da vida, mas enveredou para o caminho da clínica após sua experiência puerperal.
Mãe de uma menina incrível que a levou a um intenso caminho de descobertas e reestruturações internas. Logo que engravidou, foi percebendo que, muito além de trazer e criar crianças, essa história de ser mãe era uma experiência psiquicamente arrebatadora para as mulheres.
A partir disso, e porque também não encontrou profissionais competentes que dessem conta da sua própria demanda, mergulhou no mundo da saúde mental perinatal.
Seu encantamento e força para o trabalho vêm desse lugar de transformação, de potencialidades, de autenticidade, de liberdade. Mas que precisa de cuidado, acolhimento e muita atenção.
Juliana Neri
Nutricionista materno-infantil e consultora de amamentação.
A partir de 2013, quando iniciou o mergulho no mundo do aleitamento, enxergou a invisibilidade materna e decidiu cuidar de mulheres por meio do vínculo com a amamentação. Assim encontrou uma forma de apoiar a construção da maternidade e o equilíbrio com outros papéis que a mulher desempenha.
De lá para cá, já foram 3 pós-graduações, mais de 35 cursos preparatórios e mais de 500 famílias atendidas.
Juliana percebeu o potencial de multiplicação desse trabalho e passou a compartilhar os aprendizados com outros profissionais do puerpério, para quem já ministrou mais de 15 cursos, além de se apresentar em 3 congressos.